Como melhorar o gerenciamento de sua obra em 90 dias

Redução de custos, maior controle na fiscalização da produtividade dos funcionários e aumento na velocidade das entregas: tudo isso é possível, utilizando as ferramentas de gestão certas no planejamento e andamento de sua obra. Muitas construtoras já fazem uso de aplicativos e softwares que ajudam a melhorar o gerenciamento e facilitam o acompanhamento de metas, pedidos e avaliações de fornecedores e prazos de entrega.

Casos de sucesso demonstram que trocar as clássicas pranchetas por tablets e smartphones resultam em diminuição de até 50% nas horas de retrabalho e aumento de 20% na produtividade. Poder acompanhar de perto o que está acontecendo, mesmo quando não se está presente no canteiro de obras, possibilita que problemas e atrasos sejam solucionados muito mais rapidamente.

Melhorar o gerenciamento e fazer com que a obra corra em dia com o que foi planejado é garantir uma construção que não gera grandes custos além daquilo que foi programado e que cumpre seu prazo de entrega. Saiba aqui como melhorar o gerenciamento de suas obras, obter o controle do que acontece em todas as pontas do processo e antecipar soluções.

A tecnologia agiliza processos de diversos setores, não é diferente com a engenharia civil. Três meses depois de implementados e adaptados, os resultados oferecidos por aplicativos e ferramentas de gestão já são visíveis nos relatórios de acompanhamento.

Aplicativos desenvolvidos para sistemas operacionais móveis, como Android, oferecem recursos para coleta e compartilhamento de informações do que está acontecendo diariamente na construção. Como um “diário da obra”, gerenciam dados e controlam datas de manutenção de aparelhos, de entregas e de reposição de materiais.

Com eles, supervisores conseguem identificar o papel desempenhado por cada funcionário e as metas individuais de cada um. Usando esses aplicativos, é possível enviar as informações para a equipe responsável e melhorar o gerenciamento do projeto, que consegue ter um controle muito maior do que está acontecendo. Tudo isso utilizando tablets ou smartphones, direto da obra para o escritório.

Utilizando a computação em nuvem é possível acessar as tabelas e dados do projeto e fazer o acompanhamento da obra de qualquer lugar, com um dispositivo mobile. É possível controlar orçamentos, apontamento de horas, fornecedores, datas de entregas e outras atividades usando um celular, tablet ou notebook. Com base em fatos e números reais é mais fácil tomar decisões e encontrar soluções eficazes, que garantem melhorar o gerenciamento e a produtividade do projeto.

Manter o controle do que está acontecendo diariamente em uma obra, monitorar metas e fazer a análise dos resultados são ações que refletem na conclusão de um projeto. Seja pelo cumprimento do prazo de entrega ou pela rápida resolução de problemas, é perceptível que esses fatores ajudam a melhorar o gerenciamento da obra, que utiliza aplicativos e plataformas específicas para isso. Utilizar a tecnologia a favor da construção civil é uma tendência que vem crescendo entre as construtoras, com resultados efetivos nos empreendimentos entregues.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.