Quais são as principais áreas de atuação do engenheiro civil?

Você está cursando ou quer cursar Engenharia Civil, mas ainda não tem certeza sobre como pode exercer a profissão? Bom, que tal saber melhor sobre todas as principais áreas de atuação da Engenharia Civil?

Muitas pessoas resumem a Engenharia Civil apenas à construção e à obras grandes de infraestrutura.

 

Mas não é bem assim, essa talvez seja a engenharia mais abrangente em termos de áreas e possibilidades de atuação profissional, oferecendo um mercado de trabalho muito amplo, apesar de concorrido.

Um engenheiro civil provavelmente terá a oportunidade de trabalhar junto a profissionais de outras engenharias ou áreas, como a arquitetura, administração, etc., graças à toda essa abrangência.

 

Construção civil

A área mais tradicional da Engenharia Civil, geralmente é a primeira que nos vem à cabeça quando pensamos na profissão.

 

Quando vemos grandes construções como shopping e aeroportos, por exemplo, sabemos que por trás daquilo tudo houve um trabalho muito grande de um engenheiro.

Mas mesmo em obras mais enxutas e simples, como o de construção de uma casa ou reformas, o profissional se faz necessário.

Seu trabalho inclui a elaboração de projetos, grandes instalações, escolha de materiais, edificação, o gerenciamento e a supervisão dos projetos do início até o acabamento e muito mais.

 

Materiais de construção

Essa área que se preocupa com a escolha dos materiais usados em um projeto, seja de construção, reforma ou instalação. O engenheiro deve pensar nas características dos elementos, nas melhores formas de uso, como otimizar e economizar o uso de maneira segura.

 

Além disso, o engenheiro civil deve também se preocupar em causar o mínimo impacto ambiental possível com o uso dos materiais e sempre estar estudando sobre o que há de novo no mercado e em inovação.

 

Cálculo estrutural

Esse é um trabalho super técnico e extremamente importante para a segurança de qualquer tipo de construção. Eles são responsáveis por garantir estruturas estáveis para suportar estruturas metálicas, de concreto, argamassas, aço, madeira, etc.

 

Hidráulica e saneamento

Essa área da Engenharia Civil se preocupa em usar e aplicar princípios da mecânica dos fluidos, com as melhores formas de explorar e aproveitá-lo, principalmente a água.

O engenheiro civil pode trabalhar em obras de saneamento básico e geral, tais como redes de abastecimento de água, sistemas de esgoto e drenagem, assim como a preocupação desses projetos em relação com o meio ambiente e a saúde pública.

 

O profissional também poderá trabalhar em projetos de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, obras costeiras, etc.

 

Estradas e transporte

Devido à constante expansão e crescimento interno das cidades, essa é uma demanda frequente do mercado. O engenheiro civil responsável pelo planejamento e melhoria, assim como pela logística de tráfego é um profissional extremamente importante nos dias de hoje.

 

O engenheiro civil projeta estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodo ferroviárias, portos, aeroportos, etc. Ele também deve pensar no impacto ambiental e social desses projetos.

 

Fonte: Seleção Engenharia

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.