Quais são as tendências da engenharia civil para 2019?

Muito se fala em tecnologia – e isso não é à toa! A inovação está por tudo. Inclusive, serve de base às principais tendências da Engenharia Civil em 2019. Há diversas promessas interessantes para o ramo no futuro. Sendo assim, construtoras que desejam seguir o ritmo imposto pelo mercado, entregar experiências positivas para seus clientes e não ficar a trás, devem estar atentas ao que vem por aí.

Além das tendências da Engenharia Civil já conhecidas, há várias em desenvolvimento ou que já fazem parte das iniciativas de algumas empresas. São elas:

  • Tijolos inteligentes: recursos modulares e bastante ecológicos. Eficazes, baratos e sustentáveis, quando feitos com material reciclável.
  • Drones: veículos aéreos não tripulados que podem ser usados para fins de imagens do canteiro de obras. Eles também são úteis para o levantamento topográfico e a construção de modelos 3D de edifícios.
  • Impressões 3D: a impressão tridimensional é usada no desenvolvimento de projetos na área de construção, principalmente no aproveitamento de materiais recicláveis.
  • Sistemas informatizados: o uso das estruturas organizadas e coordenadas entre si facilita o planejamento, a gestão e a integração de projetos. Além disso, promove a especialização na cadeia produtiva (insumos, materiais e serviços). Devemos, ainda, mencionar o cloud computing, que oferece inúmeras vantagens e facilidades para as empresas de todos os segmentos.
  • Softwares de gestão: a introdução de dispositivos móveis no dia a dia do canteiro de obras tende a aumentar nos próximos anos. Com esse recurso, é possível controlar as variáveis da construção por meio de dados. Obtendo assim, menos falhas e maior segurança de informações.

As perspectivas são promissoras! Em meio ao novo cenário do setor, empresas com capacidade de se adaptar e antecipar tendências serão altamente competitivas. Continue a leitura para saber as tendências no segmento dentro dos próximos meses.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.